Longuine ganha moral e negocia renovação com Peixe

Ao DIÁRIO, meia fala sobre a angústia da indefinição do seu futuro e dos planos para brilhar
Foto: Ivan Storti/SantosFC
Bastaram 39 minutos em campo para Rafael Longuine convencer a diretoria do Santos a renovar seu contrato, que, atualmente, vai apenas até maio. Chamado para conversar após marcar um gol na vitória sobre o Botafogo, no último domingo, na Vila Belmiro, o meio-campista falou com exclusividade ao DIÁRIO sobre a angústia da pré-temporada e os novos planos.

“Eu tento deixar essa parte de contrato para os meus empresários. Não é comigo. Se perguntarem para mim, vou dizer o que sempre falei, que quero permanecer. Houve a conversa, sim”, explica o meia, de 26 anos, que foi sondado por diversos clubes em janeiro. Ele era um dos mais cotados a deixar o elenco. “Por respeito ao Santos, por respeito a quem trabalha no clube, por gostar dele, por estar adaptado, eu quero ficar. É claro que eu fiquei na ansiedade de não estar resolvida a situação, de ver o meu nome saindo por aí, dizendo que seria emprestado. Mas tentei me desligar um pouco disso”, completa o jogador.
Se Longuine ficou e ganhou moral com a atuação na última partida, um dos principais “culpados” é o técnico Dorival Júnior, que já havia solicitado à diretoria uma renovação contratual para o meia. “Quando você entra bem e vai bem nos jogos, ajuda, né? Mas eles (diretoria e comissão técnica) me conhecem bem. Já estou há um bom tempo no clube, eles sabem do meu potencial, o que posso render. Mas é claro que aproveitar as oportunidades colabora demais”, fala o paranaense, natural de Paranavaí, que chegou ao Santos em 2015.

Polivalente, Longuine quer fazer de tudo para convencer Dorival a lhe dar mais minutos em campo. Prefere atuar como armador, mas topa até ser defensor para ganhar espaço no elenco santista. “Até zagueiro (risos). Acho que teve algum jogo em que acabei jogando assim. Vamos procurando aprender nos treinos, isso é legal. Eu sempre fui meia, de chegar perto do gol, finalizando. Mas posso jogar como volante, vindo de trás com a bola, procurando passes”, completa Longuine, após “sair da sombra”.
'Eu me sinto mais preparado para as oportunidades'
DIÁRIO_ Está preparado para ganhar o seu espaço?
LONGUINE_ Sem dúvida. Estou mais preparado do que há alguns anos. Mais confiante, também. Agora, é esperar pelas oportunidades, me preparar bem demais durante os treinos e aproveitar o que vier da melhor forma possível.

Dorival conversou com você depois do jogo contra o Botafogo, na Vila Belmiro?
Não. Só falaram depois, no vestiário. Alguns vieram me dar parabéns, falaram que entrei muito bem. Isso me deixa mais confiante, fico feliz pela atuação, pela partida, pelo resultado. Depois de um longo tempo sem entrar, sem atuar... Fico feliz de ter entrado, de ter a chance de jogar mais.
O que esperar do jogo contra o Corinthians, em Itaquera?
Será um jogo muito difícil, complicado. Jogando no estádio deles... Mas é clássico e tudo pode acontecer. Estamos confiantes, vindo de uma vitória, vai ser um grande jogo. Esperamos estar em um dia iluminado e sair com a vitória.

Na sequência, será a estreia na Copa Libertadores...
Fico ansioso, querendo que esse momento chegue logo. Todos esperam por isso, torcida, jogadores, comissão. É um campeonato superimportante.
O que você conhece do Peru e do Sporting Cristal?
Nunca fui ao Peru, só conheço o Paraguai. Do time, também sei pouco, mas o Dorival vai passar os vídeos com tudo.


EmoticonEmoticon